quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Big Bang


Em cosmologia, o Big Bang é a teoria científica que o universo emergiu de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos. A teoria baseia-se em diversas observações que indicam que o universo está em expansão de acordo com um modelo Friedmann-Robertson-Walker baseado na teoria da Relatividade Geral, dentre as quais a mais tradicional e importante é relação entre os redshifts e distâncias de objetos longínquos, conhecida como Lei de Hubble, e na aplicação do princípio cosmológico.
Em um sentido mais estrito, o termo "Big Bang" designa a fase densa e quente pela qual passou o
universo. Essa fase marcante de início da expansão comparada a uma explosão foi assim chamada pela primeira vez, de maneira desdenhosa, pelo físico inglês Fred Hoyle no programa "The Nature of Things" da rádio BBC. Hoyle, proponente do modelo (hoje abandonado) do universo estacionário, não descrevia o Big Bang mas o ridicularizava.
Apesar de sua origem, a expressão"Big Bang" acabou perdendo sua conotação pejorativa e irônica para tornar-se o nome científico da época densa e quente pela qual passou o universo.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

3 comentários:

Prof. Raul Motta disse...

Olá, Adriana!
Parabéns pela seleção e edição deste texto, extremamente esclarecedor! Nele, em poucas palavras, o leitor pode ter uma visão ao mesmo tempo global e resumida da evolução do pensamento científico, como uma nova teoria surge a partir de novos dados observados, etc.
Seu blog está excelente, e dá pra perceber que, a medida em que você avança nas pesquisas, paralelamente você avança na compreensão do tema.
Parabéns!
Prof. Raul Motta

Veronica Sobral disse...

Olá, Adriana!
Parabéns pelo seu blog! Maravilhoso!
Acredito que você já consegue comprrepnder bastante o seu tema!

um abraço!
Veronica
Escola Carlota Breckenfeld

rose-santos disse...

Adriana minha monitora mais querida,
Tenho acompanhdo sua pesquisa e a sua dedicação com o seu trabalho de PAs.Vc tem futuro viu?Seu blog está the best ;-)

Gosto muitoooooooooooo de vc.
Rosemary

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios